Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza mutirão de consultas oftalmológicas

Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza mutirão de consultas oftalmológicas


A visão é um dos sentidos mais cruciais para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. No entanto, algumas condições oftalmológicas podem passar despercebidas, sendo a ambliopia uma delas. Neste sentido, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, realizou um mutirão de consultas oftalmológicas buscando a detecção da doença. A ação ocorreu no dia 11 de novembro. Foram atendidas mais de 60 crianças com idade entre 0 a 7 anos, de diversas regiões do Estado.

A oftalmologista Silvia Vieira dos Santos explica que essa ação faz parte da Campanha Ibero-Americana de Prevenção e da Ambliopia que tem como objetivo informar a população sobre a doença, também conhecida como “olho preguiçoso”. “Nós nos integramos a essa grande ação com a realização desse mutirão. Atendemos pacientes que estavam inseridos na fila de consultas oftalmológicas no Estado. Aproveitamos o momento e fizemos não apenas a detecção da ambliopia, mas também exames completos, com dilatação da pupila e fundo de olho”, explica.

A ambliopia possui um tempo ideal para tratamento, chamado de plasticidade sensorial, onde o cérebro tanto pode ganhar visão ou perder visão. Esse período vai até os 7 anos de idade. “Os pacientes foram selecionados pela possibilidade de tratamento. Mas como realizamos exames completos, a gente pôde verificar várias patologias, inclusive cirúrgicas. Então, esses pacientes, tiveram o seu devido encaminhamento. Os pacientes que precisavam de óculos já saíam com as armações”, completa a médica.

O mutirão contou com uma equipe de oftalmogistas do Hospital Infantil, além de residentes do Hospital Celso Ramos e do Hospital Regional de São José.

“Foi muito gratificante, porque nós conseguimos ver alguns casos bastante significativos de pacientes que não tinham bom rendimento escolar, de pacientes com graus altíssimos, e que estavam prejudicando significativamente o seu desenvolvimento”, finaliza.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 13/06/2024

BOM DIA ALTO VALE – 13/06/2024

MOMENTO DE FÉ – 13/06/2024

MOMENTO DE FÉ – 13/06/2024

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | SEMIFINAL

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | SEMIFINAL