HEMOSC realiza atividades em alusão ao mês do doador de sangue

HEMOSC realiza atividades em alusão ao mês do doador de sangue


A humanidade comemora em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD .Nos primeiros cinco meses de 2023, mais de 50 mil pessoas doaram sangue em Santa Catarina, porém este número está aquém da necessidade.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), com seus 35 anos de história, é responsável por 99% do sangue coletado e transfundido em Santa Catarina e todas as suas bolsas possuem o mesmo padrão de qualidade.

A necessidade de sangue seguro é universal. Afinal, o sangue é essencial para diversos tratamentos e intervenções urgentes de todos os tipos, ajudando pacientes que sofrem de condições de saúde com risco de morte. Além de apoiar procedimentos cirúrgicos complexos e ter papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Há pessoas que precisam deste líquido precioso durante toda a sua vida, como por exemplo os portadores de talassemias e anemia falciforme. Um suprimento que só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias.

Por isso, com o slogan “Junho Vermelho: conectando você com a solidariedade”, a rede HEMOSC deseja mobilizar a população geral e a imprensa, para que todos reflitam sobre a importância desse ato solidário que salva vidas e para que tornem essa ação uma rotina de cidadania. Durante o inverno é comum os estoques de sangue baixarem por conta do frio, das doenças respiratórias e férias escolares.

No decorrer deste mês, a Captação de Doadores estará realizando palestras, atendendo às diversas solicitações das empresas e instituições que tem como objetivo desmistificar e incentivar a prática da doação de sangue. Para coroar o mês e marcar a data do dia Mundial, 14 de junho, será realizada uma cerimônia que contará com um grupo especial de doadores.

“O HEMOSC faz a conexão entre os que doam o sangue e os que precisam dele, e isso é feito por nós muita qualidade, responsabilidade e respeito. Esperamos os doadores para termos um inverno com os estoques de sangue adequados”, comenta Patrícia Carsten, diretora-geral do HEMOSC.

No Brasil a Campanha do Junho Vermelho foi instituído em 2015 pelo Ministério da Saúde buscando incentivar as doações voluntárias de sangue.

As principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimento para que sejam realizados os agendamentos estão disponíveis no site www.hemosc.org.br

Quer ser um doador? Entre em contato com o HEMOSC mais perto da sua residência.

HEMOSC Blumenau – (47) 3222.9801
HEMOSC Criciúma – (48) 3444.7410
HEMOSC Chapecó – (49) 3700.6401/ 6410
HEMOSC Florianópolis – (48) 3251.9712 ou 3251.9758
HEMOSC Jaraguá do Sul – (47) 3055.0454
HEMOSC Joaçaba – (49) 3527.2219
HEMOSC Joinville – (47) 3305.7524/7514
HEMOSC Lages – (49) 3289.7011
HEMOSC Tubarão – (48) 3444.7410/7414

 

SECOM



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350