Governo Lula não quer prevenir desastres em Santa Catarina?

Governo Lula não quer prevenir desastres em Santa Catarina?


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chefiado por Waldez Góes, contingenciou quase 90% do valor destinado por deputados catarinenses a projetos e obras para a contenção de inundações no estado de Santa Catarina em 2024, registrou O Globo.

O bloqueio atingiu 85,8 milhões de reais dos 95,4 milhões de reais reservados pela bancada estadual, a pedido do governador Jorginho Mello, para a prevenção de desastres na região metropolitana do Alto Vale do Itajaí, castigada por fortes chuvas em outubro de 2023 (foto), além da contenção de erosões marinhas e fluviais.

A média de contingenciamento de recursos de emendas de bancadas estaduais da pasta é bem menor do que o bloqueio feito para Santa Catarina, cerca de 30%.

Dados do sistema de execução orçamentária mostram que o contingenciamento foi de apenas 8% na maior parte dos estados.

Oposição

Segundo o jornal, os maiores bloqueios foram em unidades federativas governadas por políticos de oposição ou não alinhados ao governo Lula, como o Rio de Janeiro, de Cláudio Castro (PL), o Rio Grande do Sul, de Eduardo Leite (PSDB) e Goiás, de Ronaldo Caiado (União Brasil).

A maioria dos recursos liberados foi para gastos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), estatal controlada pelo Centrão.

Surpresa da bancada de Santa Catarina

O coordenador da bancada de Santa Catarina, Valmir Cobalchini (MDB), afirmou ter estranhado o bloqueio de quase 90% da emenda.

“Vamos formalizar o pedido para desbloquear a emenda. Estranhei o contingenciamento, mas ouvi do MIDR que a pasta tentará liberar os recursos”, disse Cobalchini ao jornal.

“Se houver necessidade, tratarei com a bancada para irmos à Casa Civil ou à Secretaria de Relações Institucionais para garantir a emenda”, acrescentou.

O que diz o governo?

Em nota, o Ministério da Integração afirmou que a execução das emendas de bancada não é obrigatória e que a liberação é realizada conforme as orientações das bancadas.

“No momento em que for solicitada a liberação, os recursos serão prontamente desbloqueados e a emenda seguirá o fluxo normal de tramitação”, acrescentou.

 

O Antagonista



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350