Governo do Estado e União discutem cessão de estrada de ferro Rio do Sul e Apiúna

Governo do Estado e União discutem cessão de estrada de ferro Rio do Sul e Apiúna


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), iniciou, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), as negociações para a cessão da extinta Estrada de Ferro Santa Catarina. O trecho de 27 quilômetros entre os municípios de Rio do Sul e Apiúna foi desativado na década de 1970 pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A transferência para o Estado permitirá que a Secretaria lidere movimentos culturais e turísticos na ferrovia.

“Há iniciativas na região que aguardam por mais de duas décadas por uma oportunidade para atuar diretamente na preservação da história e cultura que envolvem esta estrada de ferro. Nosso objetivo é que o Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello, nossa secretaria e a SPU construam uma solução conjunta para a revitalização desta histórica ferrovia”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

“O patrimônio da extinta Rede está sob a responsabilidade da SPU. Em outros momentos houve dificuldade em fazer a cessão diretamente para a iniciativa privada, mas com este interesse do Estado de Santa Catarina acreditamos que poderemos encontrar uma alternativa viável e que permita que a história e a cultura sejam preservadas”, acrescenta o superintendente da SPU/SC, Juliano Luiz Pinzetta

 

Sobre a estrada

 

A Estrada de Ferro Santa Catarina foi projetada inicialmente para ligar o Porto de Itajaí até a Argentina. Foi construída por descendentes de alemães e inaugurada em 1909. A Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí (Tremtur), de Rio do Sul, é uma instituição sem fins lucrativos que atua na memória ferroviária. A Tremtur realizou o restauro da locomotiva Maria Fumaça Baldwin Ten Wheel, que hoje realiza passeios em um trecho de apenas dois quilômetros em Apiúna graças ao empenho e parceria realizada com a Usina Salto Pilão.  Essa iniciativa foi tomada pelos voluntários na época com o objetivo de viabilizar o projeto completo da ‘Ferrovia das Bromélias’ que prevê a operação de 28 quilômetros de passeios turísticos, a reinstalação do antigo Museu Ferroviário, entre outras ações.

 

“A Tremtur está empenhada e mobilizada nesta causa há quase 25 anos. Atuamos em várias frentes com o objetivo de preservar, proteger e permitir que a comunidade conheça sua história e cultura, representada em partes pela Estrada de Ferro Santa Catarina”, completa a empresária e presidente da Fundação Tremtur, Lilian Bremer Vogelbacher.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024