Frente fria traz nova chance de “chuva preta” e temporais para SC nesta sexta-feira
Santa Catarina pode ter mais uma dia de “chuva preta” nesta sexta-feira (13). Isso porque uma frente fria traz condição de chuva para as áreas próximas com a divisa do Rio Grande do Sul, que somada à fuligem presente na atmosfera provoca o fenômeno raro.
De acordo com a Defesa Civil, a frente fria chega associada com um sistema de baixa pressão, o que mantém a condição de pancadas de chuva e temporais com chuva pontualmente intensa. Há possibilidade de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo, além de alagamentos pontuais.
Há risco moderado para ocorrências relacionadas à chuva no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, que serão mais afetadas pela frente fria ao longo de sexta-feira. A partir da noite de sexta, a frente deve avançar em direção às demais áreas, exercendo influência sobre o Estado ao longo do sábado (14).
Nessas áreas, a condição do tempo que predomina na sexta-feira é de aberturas de sol e muitas nuvens, com chuva a partir da noite. As mínimas variam entre 13°C e 18°C, enquanto as máximas continuam altas no Leste e Norte de Santa Catarina, entre 27°C e 29°C. Já entre o Planalto Sul e o Grande Oeste as temperaturas variam entre 20°C e 25°C.
“Chuva preta” pode se repetir?
Segundo a Defesa Civil, o fenômeno da “chuva preta”, registrado em cidades catarinenses na tarde desta quinta-feira (12), pode acontecer novamente em outras cidades nesta sexta.
O meteorologista chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, explica que a precipitação ocorre em decorrência de uma frente fria que passa pelo Estado. Com a fuligem presente no ar por conta das queimadas no país, a chuva ganha essa coloração preta.
De acordo com os meteorologistas, não é possível ver a cor escura quando a chuva está caindo da atmosfera, e sim quando ela já tocou o solo.
Voltar