Estado é obrigado a realizar obras de reparo na Barragem em Ituporanga

Estado é obrigado a realizar obras de reparo na Barragem em Ituporanga


Uma medida liminar determina que o Governo de Santa Catarina cumpra de forma integral uma série de medidas para corrigir irregularidades e efetuar melhorias nos equipamentos da Barragem Sul, localizada em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A 1ª Promotoria de Justiça da comarca mantém fiscalização constante no cumprimento dos prazos e na execução dos reparos e da manutenção do local. A liminar, ainda em andamento, foi deferida pela 2ª Vara da Comarca de Ituporanga em junho de 2022, depois que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação civil com tutela de urgência.

Conforme a decisão judicial, o Estado tem que fazer o serviço de dragagem e limpeza do reservatório a montante – acima do curso d água -, recomposição das grades metálicas do fundo da barragem e no conduto e concreto das comportas C4 e C5.

As avarias no sistema – que é operado pela Defesa Civil estadual – chegaram ao conhecimento do MPSC em abril de 2022, por meio do grupo de voluntários Unidos Venceremos.  “Os fatos trazidos ao conhecimento do Ministério Público são de conhecimento de toda a comunidade do Alto Vale, pois, em fevereiro deste ano, já  se noticiava que, após inspeção da própria Defesa Civil de Santa Catarina, as comportas C4 e C5 da Barragem Sul de Ituporanga apresentaram problemas em sua estrutura”, descreveu na ação civil o Promotor de Justiça Jaisson José da Silva.

Diante disso, foi instaurado um inquérito civil para apurar os problemas apontados, que poderiam comprometer a segurança das cidades do entorno. A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga requereu informações detalhadas à Defesa Civil estadual sobre a operação do sistema. Tendo como base o relatório de 2022, o órgão estadual reportou que a Barragem Sul funcionava com restrições, principalmente por causa das comportas C4 e C5, que apresentavam avarias para operação.

Foi então que, em maio de 2022, o MPSC fez uma vistoria técnica no local, com o acompanhamento dos servidores da Defesa Civil estadual. Foi constatada a necessidade de reparos urgentes na barragem para não comprometer a operação e, em consequência, causar risco à população da região, vulnerável a inundações e enchentes. A vistoria resultou na ação civil que teve como efeito a decisão judicial.

A Barragem Sul é uma das três grandes estruturas de represamento de água na bacia do rio Itajaí-Açu. Localizada a 13 quilômetros do centro de Ituporanga e inaugurada em 1976, serve para o controle de inundações pela elevação do nível do rio Itajaí do Sul, principalmente nas cidades de Ituporanga, Rio do Sul e Aurora. Tem capacidade de até 110 milhões de metros cúbicos de água. A Barragem Sul forma um conjunto com a Barragem Norte, localizada em José Boiteux (rio Itajaí do Norte), e a Barragem Oeste, localizada em Taió (rio Itajaí do Oeste)



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350