Escolas do Alto Vale estão entre as piores de Santa Catarina

Escolas do Alto Vale estão entre as piores de Santa Catarina


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgou o ranking das piores e melhores escolas de Santa Catarina em 2021.

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Segundo o ranking é levado em conta a taxa de aprovação e a nota do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

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A divulgação do IDEB 2021 representa um marco importante, já que encerra o ciclo inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador, conforme divulgado em decorrência do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007), seguindo a metodologia disponível publicamente no site do Inep (INEP, 2007a).

De acordo com o ranking, o Centro Educacional Bom Pastor de Ituporanga está entre as 10 melhores escolas das séries iniciais de Santa Catarina – com avaliação em 8,0. Em contrapartida a E.I.E.B Laklano em José Boiteux com avaliação em 3,7 foi considerada a pior do estado.

Considerando o Ensino Fundamental (anos finais) nenhuma escola do Alto Vale do Itajaí está no Top10 das melhores. Porém o Centro de Educação Básica Erica Hasse de Trombudo Central com avaliação em 3,8 foi considerada a 10ª pior de Santa Catarina.

Fechando o ranking. No Ensino Médio duas escolas da região estão entre as piores. E.E.B Francisco Altamir Wagner de Rio do Sul com 3,5 e E.E.B Orlando Bertoli de Presidente Getúlio com avaliação de 3,7. Nenhuma escola do Alto Vale alcançou o índice das melhores.

Pandemia

Os resultados do Ideb 2021 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021.

O cálculo do Ideb 2021 segue a mesma metodologia proposta em 2007 e que vem sendo utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador. Todavia, a pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021 – conforme retratado nas duas edições da pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil” realizada pelo Inep – e esse contexto deve ser considerado para uma adequada interpretação dos resultados do Ideb 2021.

Dessa forma, apresentam-se a seguir algumas informações contextuais sobre a pandemia que buscam dar suporte à interpretação do indicador, com maior destaque ao impacto da pandemia nas taxas de aprovação. Ao final desse tópico, destacam-se mudanças no formato da divulgação – que visam dar enfoque para os resultados alcançados na edição 2021 – e o cuidado necessário ao realizar sua análise.



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