Diretor do PROCON de Rio do Sul fala sobre golpes aplicados por estelionatários no Alto Vale
O diretor do PROCON de Rio do Sul, Vanderlei Luis Waldrich explica que houve um significativo aumento nas reclamações. Para destaque, os golpes aplicados contra aposentados representam 69% dos atendimentos. Os golpistas focam nesse grupo devido a fragilidade dos envolvidos e facilidade para o convencimento.
+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!
As ligações telefônicas solicitando empréstimos, fazem parte dos golpes mais comuns. Waldrich relata que existem casos de idosos que estavam pagando empréstimos há mais de três anos e nem sabiam, o que dificulta a resolução dos casos. Ele reforça que não sejam repassados dados pessoais e dos cartões de INSS, via telefone, nem por internet (redes sociais; email).
As compras realizadas via internet onde o produto não é recebido, registraram o maior aumento nas reclamações. Devido a pandemia, a movimentação migrou para os meios eletrônicos, o que naturalmente gerou esse aumento.
Uma denúncia foi feita junto ao Ministério Público para que as empresas envolvidas sejam investigadas, já que o PROCON apenas recebe a as informações, mas não investiga.
O contato do PROCON de Rio do Sul é o 151.
Voltar