Defesa Civil de SC diz que barragem de José Boiteux será recuperada

Defesa Civil de SC diz que barragem de José Boiteux será recuperada


Após a audiência pública realizada no dia 22 em Rio do Sul, a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na segunda-feira (26) que a Barragem Norte em José Boiteux será recuperada “em seus equipamentos hidráulicos e elétricos para que sejam restauradas as suas condições de operação. Atualmente estamos atualizando os orçamentos da recuperação. A atualização dos orçamentos de José Boiteux compreendem também a modernização dos equipamentos para que sejam instalados os mais modernos para a barragem”.

A nota não informou como está o andamento da negociação com comunidade indígena e os acordos para garantir a segurança e a operação da barragem. No ano de 2014, a estrutura foi invadida pela comunidade, impossibilitando a operação, manutenção e segurança da barragem. Durante a invasão, foram danificados praticamente todos os componentes hidráulicos, elétricos e mecânicos da barragem. Atualmente a Estrutura pode ser operada, de forma emergencial, pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) através de bombas hidráulicas externas.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando, apresentou a estrutura da Defesa Civil estadual, como diretorias, obras, projetos, convênios e etc., além de sanar dúvidas dos cidadãos que estavam presentes. “Na minha opinião o resultado da audiência pública foi positivo e nós da Defesa Civil entendemos que é importante a população estar presente e conhecer mais sobre a manutenção das barragens e as obras que executamos”, enfatizou Coronel.

Já para a barragem de Ituporanga, a Defesa Civil está prevendo a abertura da licitação da limpeza da barragem para o dia 06 de julho. “A nossa Secretaria está providenciando a licitação do stop log que é um equipamento metálico que serve como medida de proteção para realização da substituição ou troca dos dutos, após avaliação posterior. Após a instalação do stop log,  todos os dutos serão avaliados”.

Já para a Barragem Oeste, em Taió, não estão previstas intervenções. “A Defesa Civil entende que a barragem está em boas condições de operação e não prevemos manutenção neste primeiro momento”.

 

Fonte: Marcelo Zemke / Rede Vale Norte



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024