Dados das sondagens da ponte entre Ibirama e Apiúna na BR-470 devem ser entregues ao DNIT em breve

Dados das sondagens da ponte entre Ibirama e Apiúna na BR-470 devem ser entregues ao DNIT em breve
Foto: Arquivo RBATV


Em dezembro a ponte entre Ibirama e Apiúna, na BR-470, estrutura que receberá obras de reabilitação, passou por sondagens. Os dados dos laudos elaborados devem ser entregues ao DNIT nos próximos dias para dar início à execução desta obra tão esperada.

Com a ordem de serviço emitida em maio do ano passado, os trabalhos de reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí Açu 2, no quilômetro 113 da BR-470, iniciaram ainda em 2023. Entretanto, as sondagens que seriam necessárias, acabaram atrasando devido às cheias.

“O DNIT em Santa Catarina tem um contrato de revitalização de toda ela. Esse contrato ele compreende 2 fases, projeto e execução. O contrato foi executado no fim no meados do ano passado, quando 2 empresa se mobilizou para fazer as sondagens. Nós tivemos as chuvas de outubro e novembro. Com aquele nível de chuva e água chegando muito próxima do infradorso das vigas. Não foi possível realizar sondagens, tanto que eles o fizeram em dezembro e agora nós estamos cobrando. Estive em Brasília recentemente, cobramos, tivemos uma reunião com a empresa projetista, estão consolidando os dados de projeto, para que na sequência nós entremos com pedido de licença no Ibama e possamos realizar a obra”, pontuou Alysson Rodrigo de Andrade (Superintendente Regional do DNIT/SC).

O contrato prevê reabilitação da parte estrutural da ponte, recuperando pilares, vigas e Lages. Haverá ampliação da largura com mais acostamento nos 2 lados, Barreiras de concreto, passeio para pedestres e ciclistas, além de guarda-corpo.

“Ela é muito delicada pra se pra se mexer nela. É preciso que a executora faça o projeto executivo e pra que ela o faça com segurança, dentro das normas, é preciso que se realizem ensaios complementares esses ensaios foram iniciados depois das chuvas de novembro e agora acredito que no prazo, dentro de 30 a 60 dias, a gente conclua a primeira etapa para começar pelas fundações, não é? E daí em diante, ter 12 a 18 meses para execução é restabelecimento de toda a ponte”, citou Alysson.

De acordo com o superintendente do DNIT, nos próximos meses também serão executadas outras obras emergenciais na BR-470 como um Alteamento em Agronômica.

Com informações exclusivas RBA TV.

 

 



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 17/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 17/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 16/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 16/05/2024

A Nandys Pet Banho e Tosa de Taió agora está atendendo em novo endereço

A Nandys Pet Banho e Tosa de Taió agora está atendendo em novo endereço