Cravil incentiva plantio de trigo para preparo de solo

Cravil incentiva plantio de trigo para preparo de solo


Uma boa cobertura, como a palhada de trigo, preserva a temperatura e a umidade do solo, ajuda ainda no controle de plantas daninhas. Para garantir o melhor aproveitamento com o plantio direto, produtores tem investido na cultura e veem os resultados, principalmente, no fim do ano de 2023 e início deste ano.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Gentil Colla Junior, de maneira geral o plantio direto tem como objetivo a cobertura, a estruturação do solo. Ele auxilia para manter o equilíbrio e manter o local propício para o desenvolvimento das culturas.

O engenheiro explica que no Sul do Brasil, um dos destaques do plantio direto, é a cultura do trigo. “Em um ano tão complexo de plantio, controle de doenças e ainda no final a própria colheita em virtude das chuvas, precisamos olhar a herança que ele deixa na cultura de verão”

Acompanhando a cultura diretamente nas propriedades, o técnico agrícola da Cravil, Leandro Day, tem presenciado os benefícios ao agricultor. “Apesar do ano bem atípico que foi 2023 o trigo ainda é uma excelente fonte de renda para o produtor do Alto Vale e ainda é vantajoso pensando no grão em si e na palhada que ela deixa para a cultura de verão”, relata.

Na propriedade, o resultado pode ser explicado e também evidenciado. Ou seja, o objetivo do plantio para proteção é diretamente observado, segundo o assistente técnico de vendas da Cravi, Josué Schmoeler. “A palhada do trigo a partir do momento que ela se decompõe no solo libera nutrientes que alimentam a soja. Além disso, as raízes constroem poros que facilitam a próxima cultura que será cultivada”.

A comparação, de acordo com o agricultor, Fortunato Longen, pode ser percebida no ano de 2023 e início de 2024, após as fortes chuvas . “Esse ano chegou a chover 80 milímetros em menos de uma hora. E depois disso andava dentro da lavoura e água correndo limpa. Erosão zero”, detalha.

Para Eder Kuchler, produtor em Santa Terezinha, outro benefício do plantio do trigo foi até mesmo a umidade que é mantida no solo também em períodos de estiagem. “Eu vi uma germinação diferente. Ela ajudou bastante”.

Plantas daninhas que ocorrem com frequência na região também podem ser combatidas com a cultura do trigo. A lucratividade, pode até empatar ou ficar negativa, mas a justificativa do engenheiro agrônomo, Gentil Colla Junior é com relação é a herança para a próxima cultura. “É a soma daquilo que faz o papel de uma cobertura de inverno que prepara para posterior safra no verão”.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350