Atendimentos das Unidades de Suporte Avançado do SAMU crescem mais de 21% em 2023

Atendimentos das Unidades de Suporte Avançado do SAMU crescem mais de 21% em 2023


As Unidades de Suporte Avançado (USAS) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Catarina encerraram 2023 com um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população. O ano contabilizou 37.099 ocorrências, contra 30.604 em 2022. Ampliação do serviço com investimentos em novas unidades, qualificação de equipamentos e gestão ajudam a explicar esse avanço dos números.

“Por determinação do Governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para garantir maior cobertura de atendimento de urgência e emergência para todas as regiões e para reduzir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência. Como secretária de Estado quero reafirmar nosso comprometimento com os catarinenses. Estamos levando melhorias para os municípios e oferecendo serviços de resultado”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.

Em 2023, o SAMU inaugurou três novas USAs no Estado, localizadas em Joinville, Navegantes e Itapema. Com isso, Santa Catarina passou a contar com 27 UTIs móveis, como são chamadas as Unidades de Suporte Avançado. Além disso, houve investimentos para qualificação das bases de São Joaquim e Mafra.

“O nosso compromisso é garantir a melhor gestão para assegurar atendimento de qualidade à população. No SAMU, cada segundo importa para aumentar as chances de vida”, afirma da diretora do SAMU/ FAHECE, Carla Birolo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é responsável pelas Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU, geridas pela organização social FAHECE.

“O SAMU é fundamental para aumentar as chances de vida dos pacientes, reduzindo sequelas. Desde que a FAHECE assumiu o contrato de gestão, temos feito muitos avanços no sentido de qualificar esse serviço em Santa Catarina. Estamos comprometidos em garantir as melhores condições para nossos profissionais”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.

Joinville desponta com maior número de ocorrências

Joinville encerrou 2023 como o município com maior número de atendimentos do SAMU em Santa Catarina. Foram atendidas 7.044 ocorrências, contra 5.097 no ano anterior. O aumento está associado à inauguração da terceira USA no município. Em seguida, estão Florianópolis, com 6.221 atendimentos, e Criciúma, com 5.098 ocorrências.

 

Ascom



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Posto de combustíveis é roubado na BR-470

Posto de combustíveis é roubado na BR-470

Projeto de lei endurece punição para praticantes da “Farra do Boi” em SC

Projeto de lei endurece punição para praticantes da “Farra do Boi” em SC

Prefeitura de Taió divulgou cronograma de licitações

Prefeitura de Taió divulgou cronograma de licitações