Abertura oficial da colheita do arroz é realizada em Massaranduba

Abertura oficial da colheita do arroz é realizada em Massaranduba


A 6ª abertura oficial da colheita do arroz foi realizada em Massaranduba nesta quinta-feira, 18, no Pavilhão de Eventos com a participação do governador Jorginho Mello.

“Temos um Estado rico em diversidade e o arroz é um cultivo que destaca Santa Catarina. Somos o segundo maior produtor do Brasil e a nossa produção tem regularidade. Estou aqui para prestigiar esse evento que mostra a força que o nosso arroz representa. Sei que tivemos um ano de 2023 difícil, com muitos problemas por conta das fortes chuvas, mas somos um povo resiliente e torço para que a colheita seja farta”, destacou o governador.

Como ato simbólico, Jorginho Mello subiu numa colheitadeira pilotada por seu Arnold Fauth, de 85 anos, sócio fundador da Cooperativa Juriti, para juntos darem início a colheita do arroz.

Até às 17h, o público vai poder acompanhar palestras, exposição de 40 empresas ligadas à agropecuária, além de 13 estações técnicas montadas no local, entre elas três da Epagri que oferecem informações para o produtor. Até o fim do dia são esperadas cerca de 1,5 mil pessoas.

O evento é realizado pela Epagri, em parceria com a cooperativa Juriti, Brazilrice, Sindarroz-SC e Ocesc.

“Para mim é muita alegria receber as pessoas nesse dia tão importante. Quero agradecer a presença de todos nessa festa que organizamos com muito carinho. Um agradecimento especial, ao governador Jorginho Mello, que veio prestigiar o evento. Isso prova que ele tem um zelo pela agricultura catarinense. O agronegócio tem força e o nosso pessoal é forte e unido. Temos muito amor pelo campo”, destacou o presidente da Cooperativa Juriti Orlando Giovanella.

O evento foi prestigiado por autoridades locais, estaduais, deputados e pelos senadores Jorge Seif e Jaime Maximino Bagattoli.

Capital Catarinense do Arroz

Massaranduba está entre os 10 municípios com maior produção de arroz de SC e ostenta o título de Capital Catarinense do Arroz. Também é em Massaranduba a Festa Catarinense do Arroz – Fecarroz, que acontece entre os dias 30 de abril a 05 de maio e está na 17ª edição.

“Este ano nós estamos sediando o evento e estou muito feliz em dizer que a criação dele foi uma ideia brilhante. Temos aqui a oportunidade de apresentar o nosso trabalho, de mostrar esse mercado que move a produção do arroz e oferecer informações de grande valia para o produtor. Em Massaranduba o arroz é a principal fonte de renda do município, ressaltou o prefeito, Odenir Deretti

Produção de arroz em SC

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e o campeão em produtividade. O estado deve produzir 1.244.485 toneladas do grão na safra 2023/24, com uma produtividade média de 8.541 Kg por hectare. A área plantada será de 145.709 hectares.

Na safra 2022/23, a produção catarinense de arroz chegou a 1.264.922 toneladas, numa área plantada de 147.031 hectares. A produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare. Esse foi um recorde de produção e produtividade, ou seja, a maior quantidade produzida e maior produtividade já registradas no estado.

Arroz de qualidade

Para destacar ainda mais o trabalho do agricultor, 40% do arroz beneficiado em SC, está em processo de certificação para receber o SCC, o Selo de Conformidade Cidasc.

O SCC é uma certificação de processo: a empresa que beneficia produtos de origem vegetal adere ao programa do SCC, implementa um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA) e passa por auditoria. Se aprovada, recebe o selo. O Selo de Conformidade Cidasc indica para o consumidor que aquele produto é feito seguindo padrões de higiene e qualidade e que é seguro para o consumo.

Arroz em Santa Catarina

A cadeia produtiva desse grão tem grande importância social e econômica para Santa Catarina. São mais de 2 mil famílias envolvidas na produção, distribuídas em 88 municípios, cultivando o cereal em cerca de 146 mil hectares. O estado conta ainda com cinco cooperativas e cerca de 50 indústrias de beneficiamento, empregando mais de 50 mil pessoas.

Santa Catarina também é um importante estado produtor de sementes de arroz, com produtores organizados por meio da Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz. A Acapsa conta com 16 associados, com predominância de produção de variedades desenvolvidas pela Epagri.

Exportação em 2023

De janeiro a novembro de 2023, as exportações catarinenses de arroz e seus derivados somaram US$9,579 milhões, tendo como principal destino a Venezuela. Esse valor é mais que o dobro do total exportado em todo o ano de 2022 e representa cerca de 2,0% do total exportado pelo Brasil em 2023.

 

Por Ildiane Silva | TV SECOM



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

PM apreende equipamentos de som por perturbação em posto de combustíveis, em Rio do Sul

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

SOS Rio do Sul arrecadou 239 mil reais em doações para os atingidos pelas enchentes

Suposto acerto de contas deixa um homem morto

Suposto acerto de contas deixa um homem morto