Van “diferente” leva magia e emoção do cinema a Presidente Getúlio

Há 10 anos o projeto "CineSolarzinho" roda o Brasil para levar sessões gratuitas de cinema ao público
Van “diferente” leva magia e emoção do cinema a Presidente Getúlio


Uma van “diferentona” que passeia pelos quatro cantos do Brasil vai levar a magia do cinema, desta vez, às crianças de Presidente Getúlio, no Alto Vale. Com placas que transformam a luz do sol em energia elétrica, o furgão curioso e sustentável deve estacionar na Praça Otto Müller neste sábado (11), às 19h. As sessões ao ar livre são gratuitas e contam até com distribuição de pipoca — também de graça.

sse é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do país. Conhecido como “CineSolarzinho”, o projeto transforma, há 10 anos, espaços públicos em verdadeiras salas de cinema. Foram quase 600 cidades, de todos os estados, que já receberam a visita da van azulada, sendo mais de 250 mil quilômetros percorridos pelo Brasil até hoje.

A ideia, segundo a idealizadora da ação, é democratizar o acesso às produções audiovisuais — principalmente as nacionais —, promover práticas sustentáveis, inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais — diz a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario.

Em Presidente Getúlio, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. Além das sessões, o público também pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e ainda se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura.

O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.

Confira a programação completa

  • Data: sábado (11);
  • Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens “Fazer Juntos”; 20h – 2ª sessão: curtas-metragens “Diversidade e Cooperação”;
  • Entrada: gratuita – não precisa de ingresso;
  • Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar;
  • Local: Praça Otto Müller – Centro – Presidente Getúlio. Em caso de chuva, o evento será transferido para o estacionamento da prefeitura.

Sinopses dos filmes

1ª Sessão – Fazer juntos

“O Mistério do Boi de Mamão” – Direção: Luiza Lins – SC – Ficção/2006 – 14min: inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão.

“Faísca” – Direção: Luca Tarti e Paulo Lima – SP – Animação/2021 – 5min: um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.

“Garotas espertas – Katherine” – Direção: Ananda Guimarães – AM – Ficção/2021 – 5min: você é boa em matemática? Saiba então que Katherine Johnson foi simplesmente a maior calculista da Nasa durante o início da jornada espacial. Ela calculava as trajetórias de voo, à mão, para o programa espacial dos Estados Unidos e era nela que os primeiros pilotos astronautas confiavam.

“Liga da Mata” – Direção: Sergio Kalili – SP – Animação/2021 – 12min: passeando pela mata, Fulozinha percebe que o ambiente está esquisito. Com a ajuda do pajé, descobrem que o problema está na extinção das abelhas. Com a liga da mata, encontrarão uma saída para ajudar a humanidade e, de quebra, preservar o meio ambiente.

“Mytikah: o livro dos heróis” – Ep. 09 Clara Camarão – Direção: Hygor Amorim e Jonas Brandão – SP – Animação/2019 – 7min: manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens, e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.

2ª Sessão – Diversidade e Cooperação

“Fábula de Vó Ita” – Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro – SP – Ficção/2016 – 5min: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

“Lé com cré” – Direção: Cassandra Reis – SP – Animação/2018 – 5min: dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.

“Dela” – Direção: Bernard Attal – BA – Ficção/2018 – 8min: Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

“Napo” – Direção: Gustavo Ribeiro – PR – Animação/2020 – 16min: João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.

“Dia das Nações” – Direção – Iuli Gerbase – RS – Ficção/2017 – 12min: quando uma atividade chamada “Dia das Nações” é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

 

Com informações, NSC Total / Ana Carolina Metzger



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350