Verão: governo libera entrada de turistas por via terrestre

Verão: governo libera entrada de turistas por via terrestre


O Governo Federal publicou uma portaria no Diário Oficial da União que autoriza a entrada de turistas estrangeiros no Brasil, via fronteiras terrestres, através da apresentação do comprovante de vacinação ou do teste negativo ou inconclusivo para COVID-19. A liberação vale a partir do próximo sábado (11).

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

A medida era aguardada com ansiedade pelo setor do turismo, que temia o impacto negativo da portaria na alta temporada. A abertura é uma conquista do senador Jorginho Mello (PL), vice-líder do governo no congresso, em conjunto com a coordenadora da região sul da Embratur, Júlia Zanatta.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Para o senador, a liberação chega em hora crucial para estimular e auxiliar na reconstrução do setor turístico, que sentiu duramente os efeitos da pandemia nos últimos dois anos.

  • Com a imunização avançada e as taxas de mortalidade e infecção caindo, não havia motivo para não termos uma temporada de grande movimentação do turismo, em especial para Santa Catarina, que é um dos principais destinos no Brasil para argentinos e uruguaios. Eu fiz o pedido ao ministro do turismo e ao ministro da saúde e fomos atendido. Essa movimentação financeira que os visitantes trazem é fundamental para colocar de pé os hotéis, as pousadas, os transportes e o comércio em geral. Sem dúvida, uma ótima notícia para a economia do país – destacou Mello.

A nova portaria

Com isso, fica autorizada a entrada de turistas por via aérea ou meio terrestre, contanto que apresentem o teste antígeno realizado em até 24 horas anteriores ao momento da entrada no País, ou laboratorial RT-PCR, realizado em até 72 horas antes.

Já para os vacinados, será exigida o comprovante de imunização realizada com 14 dias de diferença do momento da entrada no Brasil. A portaria dispensa da apresentação destes comprovantes, crianças e adolescentes não elegíveis pelos critérios do Ministério da Saúde. A portaria passa a valer a partir do próximo sábado, dia 11 de dezembro.

Clique para acessar a portaria na íntegra:

Fonte: ClicSC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

Pastelada do SINTRASP acontece nesta sexta feira em Taió

Pastelada do SINTRASP acontece nesta sexta feira em Taió

BOM DIA ALTO VALE – 02/05/24

BOM DIA ALTO VALE – 02/05/24