SC registra menor média móvel de mortes semanais desde junho de 2020

SC registra menor média móvel de mortes semanais desde junho de 2020


O mês de dezembro iniciou com a menor média móvel de mortes semanais causadas pela Covid-19 em Santa Catarina desde junho de 2020. Por outro lado, o Estado permanece com a 2ª maior marca de casos positivos a cada 100 mil habitantes no Brasil.

De acordo com o boletim do Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foram 62 mortes entre 27 de novembro e a última sexta-feira (3).

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Além da média de nove óbitos por dia, a semana registrou 544 casos positivos diários, sendo um total de 3.342.

“Já durante o mês de julho ocorreu uma verdadeira explosão da doença, sendo que no período julino a velocidade de contágio aumentou em todo o Estado”, destaca o estudo.

Apesar disso, a explosão de casos em novembro de 2020, quando o mais grave surto da doença tomou conta do Estado, deixa Santa Catarina como o 2º no ranking nacional com o maior número de registros da doença a cada 100 mil habitantes.

Veja a situação nacional

O coeficiente catarinense é 1,36 vezes superior ao do Brasil, estimada em 10.530,4. Ou seja, a incidência de casos a cada 100 mil habitantes é maior que a média nacional.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

No entanto, Santa Catarina ocupa a 7ª colocação no número absoluto de casos com 1.234.592 registrados até a última sexta-feira (3). Este valor representa 5,5% dos mais de 22 milhões de positivados no Brasil.

Cenário da Covid-19 nas regiões catarinenses

De acordo com o artigo assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat, apenas a região do Vale do Itajaí registrou um crescimento de casos maior que 0,30% – considerada a média estadual durante a semana -, mas sem ultrapassar 0,40%.

Por outro lado, as demais regiões apresentaram taxa de crescimento igual ou inferior à média estadual. Ainda conforme o boletim, as regiões Sul, Planalto Norte-Nordeste e Foz do Rio Itajaí apresentaram uma ligeira queda.

A macrorregião do Planalto Norte-Nordeste representa quase 20% dos casos com 246.283 confirmados até o último dia três de dezembro. Em seguida, a Grande Florianópolis com seus quase 200 mil casos positivos da Covid-19 representa 16,2% dos casos totais de Santa Catarina.

Mapa de risco da Covid-19 em SC

O novo mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina, divulgado no último sábado (4), mostra mais uma região do Estado em nível moderado, o menor índice de risco para a doença.

No total, são 13 regiões no nível moderado (azul) e quatro no alto (amarelo). A novidade fica por conta da melhora na região Nordeste, onde fica a cidade de Joinville e alcançou o melhor índice desde o início da avaliação.

Também houve mudança na região do Vale do Itajaí. Enquanto o Alto Vale obteve melhora na avaliação, passando do nível alto para o moderado, o Médio Vale do Itajaí apresentou piora, subindo para o risco alto.

No Oeste, também houve inversão: enquanto Xanxerê passou do nível moderado para o alto, o Oeste teve melhora nos resultados com resultado de risco moderado em relação à doença.

Fonte: ND+



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios