Maior espécie de cobra venenosa é capturada em SC

Maior espécie de cobra venenosa é capturada em SC


Uma serpente jararacuçu foi capturada em frente a uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. A espécie é a maior entre as venenosas da região, informou o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) Christian Raboch.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A cobra foi encontrada em frente a uma casa no bairro Ribeirão Cavalo, prestes a entrar, no domingo (21). Ela foi capturada pelos bombeiros voluntários da cidade. Ninguém ficou ferido.

Conforme o biólogo, o animal capturado tem em torno de um metro e um quilo. Porém, a espécie, de nome científico Bothrops jararacussu, pode chegar a 1,8 metro e pesar entre 3 e 4 quilos. O biólogo especialista em répteis da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Alex Giordano Bergmann também confirmou que a espécie é a maior entre as venenosas que habitam o Norte do estado.

Após ser capturada, a cobra foi levado ao Fujama. Ela deve ser solta nesta quinta-feira (25). O biólogo explicou que, por ser uma serpente venenosa, o animal precisará ser levado para um lugar mais longe, afastado da área urbana da cidade.

Raboch disse que essa espécie não é resgatada com frequência, pois não costuma ser encontrada em áreas residenciais. Geralmente, essa cobra fica em espaços próximos a água e que tenham bastante alimento para ela, como ratos.

O biólogo orientou que, para evitar cobras em áreas residenciais, as pessoas devem evitar entulhos e outras situações que possam atrair ratos, que servem de alimento para esses répteis.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

FONTE/CRÉDITOS: G1



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Stammtisch 2024 será realizado em grande estilo para agitar a rua 29 de dezembro em Rio do Campo

Stammtisch 2024 será realizado em grande estilo para agitar a rua 29 de dezembro em Rio do Campo

Rio do Sul vence prêmio Prefeitura Empreendedora em nível estadual

Rio do Sul vence prêmio Prefeitura Empreendedora em nível estadual

SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

SC envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas