Chuva provoca estragos em SC com ruas alagadas e deslizamentos de terra

Chuva provoca estragos em SC com ruas alagadas e deslizamentos de terra


A forte chuva que atinge o Estado nesta quinta-feira (18) já causa transtornos nos municípios de Santa Catarina. O ponto mais afetado até o período da tarde é Lages, na Serra catarinense, onde a Defesa Civil registrou desde deslizamento de terra em domicílio até desmoronamento na margem de rio.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Na BR-282, houve queda de barreira, na altura de Rancho Queimado. A situação já foi normalizada e o trânsito está fluindo. Já em Florianópolis e Balneário Camboriú, alagamentos afetaram o fluxo das estradas.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Deslizamento de terra deixa casa interditada

A Defesa Civil de Lages emitiu um relatório dos estragos proporcionados pela chuva durante esta quinta. Segundo o órgão, a chuva iniciou por volta das 03h47, no município, e acumulou cerca de 40mm em 12h.

O caso mais grave foi um deslizamento de terra que interditou uma casa na Rua Elias Schneider, Bairro Várzea.

De acordo com o relato da Defesa Civil, o morador da casa realizou uma escavação próximo aos pilares de sustentação, o que acabou comprometendo toda a estrutura da residência. “A chuva constante agravou a situação da escavação”, ressalta a nota.

Foi realizada a interdição da residência até a eliminação do risco.

Volume de água deixa rua alagada

Também em Lages, o volume de água da chuva forte provocou insuficiência no sistema de drenagem e alagou a Rua Agostinho de Oliveira Cordova, no bairro Araucária, e na Rua Augusto Ribeiro, bairro Frei Rogério.

“Encaminharemos ofício a Secretaria de Obras para comunicar o fato e pedir providências. A população foi orientada no local sobre os procedimentos”, avisou a Defesa Civil.

Erosão em calçada e desmoronamento às margens de rio

Ainda no município de Lages, a Defesa Civil identificou um buraco em uma calçada. “A rede de esgoto causou erosão na calçada e próximo à via, gerando um buraco que oferece risco aos que ali transitam”.

O incidente se deu na Rua Vicente Feola, em Copacabana. O local foi sinalizado e comunicado a secretaria de Planejamento para a eliminação do risco.

Por fim, durante os monitoramentos dos córregos e rios, foram identificados pontos onde ocorreram desmoronamento de margens do rio Carahá, na Avenida Belisario Ramos.

“Já foi informado a Secretaria de Obras sobre os pontos críticos para a solução dos desmoronamentos”, informou a Defesa Civil.

Alagamentos provocam transtornos no trânsito

O trânsito na Grande Florianópolis já sente os reflexos do tempo desde a manhã desta quinta. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Valci Brasil, a Defesa Civil municipal monitora a situação em toda a Capital.

A Guarda Municipal sinalizou alguns pontos de alagamento na cidade, como na SC-405, na região do bairro Rio Tavares, na Beira-Mar Norte e próximo à Ponte Hercílio Luz. A recomendação é para que os motoristas trafeguem com cuidado.

Já em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, os agentes de trânsito  precisaram interditar o fluxo no viaduto da Rua 3.700 na tarde desta quinta, em decorrência de alagamento pela maré alta. Ainda não há previsão para ser liberado o acesso.

No trânsito para quem vem pela Rua 3.700 sentido viaduto, o desvio será feito pela Avenida Marginal Leste. Já quem segue pela Rua Dom Afonso, sentido Centro, será desviado pela Quinta Avenida; e quem vem sentido Avenida Marginal Oeste, o acesso será na Rua Dom Afonso, na pista da direita.

Os agentes de trânsito estão no local para monitorar o fluxo de veículos e garantir a segurança viária.

Recomendações e cuidados

A Defesa Civil orienta que a população evite contato com as águas e não dirija em locais alagados.

Nesses casos de alagamentos e inundações, também deve-se evitar o trânsito em pontilhões e pontes submersas. Além disso, é necessário um cuidado a mais com crianças próximas a rios e ribeirões.

Em caso de emergência, disque 199.

Fonte: ND Mais



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança