VARIANTE DELTA: qual a eficácia das vacinas e como ela pode adiar a volta ao ‘normal’

VARIANTE DELTA: qual a eficácia das vacinas e como ela pode adiar a volta ao ‘normal’


Santa Catarina confirmou mais 25 casos da variante Delta do coronavírus nesta terça-feira (10). O dado acende o alerta para a vacinação contra a Covid-19, a eficácia das vacinas em uso e a volta à “vida normal” no Estado. Até o momento, SC detectou 36 casos da mutação em 20 municípios.

Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).

Importância da vacinação

A maior transmissibilidade somada à baixa cobertura vacinal e à flexibilização das medidas de isolamento podem dar espaço para a Delta se replicar pelo país, alertam especialistas.

“É urgente lidarmos com ela com mais seriedade, antes que se espalhe. As variantes estão em busca de pessoas não vacinadas, e não dá tempo de ficar escolhendo o imunizante”, alertou a epidemiologista Denise Garret, vice-presidente do Sabin Institute, nos Estados Unidos, em entrevista à revista Veja em julho.

Fabiane Trevisol, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), diz que estudos preliminares apontaram que a variante Delta tem alta transmissibilidade mesmo em pessoas já vacinadas contra a Covid-19.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Segundo ela, embora essas pessoas não desenvolvam a forma mais grave da doença, atuam como vetores e podem infectar indivíduos que ainda não foram imunizados.

“Isso demonstra a importância de acelerar ao máximo a vacinação porque a pessoa vacinada vai ter menor risco de evoluir para caso grave e morrer em decorrência da Covid-19. Quanto mais rápido vacinarmos, maior a chance de reduzirmos a gravidade da variante”, explica Trevisol.

Volta à normalidade ameaçada

O avanço da variante Delta aliado a um ritmo lento de vacinação pode, ainda, prejudicar a volta à normalidade em Santa Catarina. A professora da Unisul diz que a ameaça se dá por se tratar de uma variante nova, além do fato de imunizados poderem atuar como vetor da mutação.

Em entrevista ao ND+ no dia 21 de julho, o professor Rogério Sobroza de Mello, do curso de Medicina da Unisul, destacou que o aumento de casos da Covid-19 em decorrência da variante pode levar à necessidade de manter as medidas restritivas por mais tempo ou até torná-las mais rígidas.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Ambos os especialistas reforçam a necessidade de manter os cuidados sanitários, como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Mesmo em países com a vacinação quase completa, como Israel, Alemanha e China, os governos locais decidiram voltar com as medidas restritivas para conter a nova variante.

“Enquanto não tivermos uma taxa de cobertura vacinal alta em todo o mundo, vamos ter que continuar com as medidas de segurança para impedir o contágio pela nova variante do coronavírus”, afirma a professora.

Eficácia das vacinas

Laboratórios em diferentes partes do mundo estão fazendo estudos e divulgando informes sobre a eficácia das vacinas contra a variante Delta.

A Johnson & Johnson, fabricante da Janssen, anunciou no início de julho que a vacina de dose única é eficaz contra a variante, com uma resposta imunológica que dura pelo menos oito meses.

As vacinas feitas pela Pfizer ou Astrazeneca ainda estão sendo estudadas. Por enquanto, a tendência aponta para eficácia de 95% contra a Delta após a aplicação das duas doses.

No caso da Coronavac, testes de laboratório na China mostraram a efetividade das duas doses do imunizante. No Chile, o governo decidiu por uma terceira dose da Coronavac, para garantir a resposta imunológica contra a variante delta.

Ainda que os estudos estejam em andamento, há mais indícios de que as duas doses da vacina garantem a imunização da população.

Fonte: ND+



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança