Supostos tremores de terra assustam moradores de SC

Supostos tremores de terra assustam moradores  de SC


Moradores de Gaspar, Brusque e Ilhota, no Vale do Itajaí, ainda tentam entender o que pode ter causado um suposto tremor de terra na região, na manhã do último sábado (8).,

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Segundo relatos, houve um forte estrondo seguido do tremor. O caso ganhou repercussão quando o perfil Gaspar Linda, no Instagram, fez um publicação perguntando aos seguidores se também haviam percebido o fenômeno.

Em poucos minutos, moradores de diversos bairros como Barracão, Margem Esquerda, Gasparinho, Sete de Setembro e Lagoa responderam positivamente. Alguns moradores de Brusque e Ilhota também disseram ter sentido o tremor.

Em meio aos comentários, algumas pessoas relataram medo. Mas também teve quem brincou com a situação: “Tava puxando um ronco neste horário da madrugada”, escreveu um usuário.

Apesar do susto por parte de alguns moradores da região, não houve relatos de estragos em residências ou feridos.

A Defesa Civil de Gaspar, em princípio, descartou a possibilidade de um terremoto. Segundo o órgão, o município não possui equipamentos que possam medir o fenômeno.

No entanto, de acordo com o geólogo Juarês Aumond, nos últimos 60 anos ocorreram três terremotos de pequena intensidade no Vale do Itajaí, todos na escala Richter 3.

O que pode ter causado o tremor

Durante a discussão, teorias sobre o que poderia ter causado o tremor se formaram. Uma delas foi a queda do foguete chinês, no entanto, ainda no fim de semana veio a confirmação que a estrutura caiu no Oceano Índico.

Outra possibilidade levantada pelos moradores é a explosão de rochas, comum na região. A reportagem do ND+ entrou em contato com duas empresas de britagem que atuam em Gaspar.

A Britagem Barracão informou que realizou uma explosão de rochas por volta das 10h30 de sábado (8). Por sua vez, a Britagem Gaspar informou que não houve qualquer tipo de procedimento durante o fim de semana.

O geólogo Juarês Aumond afirma que a explosão de rochas pode ser a explicação para o tremor sentido por moradores, porém, isso significa que houve excesso de carga explosiva.

Outra possível causa apontada pelo especialista seriam explosões ilegais realizadas durante a construção de empreendimentos em áreas urbanas. Segundo Aumond, essa prática põe em risco pessoas e residências e precisa ser fiscalizada pelo poder público.

ND+



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Governador Jorginho Mello diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Governador Jorginho Mello diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Propostas de licitação para raio X das barragens do Alto Vale serão conhecidas em maio

Propostas de licitação para raio X das barragens do Alto Vale serão conhecidas em maio

Defesa Civil instala novas comportas na barragem de Ituporanga e obras de recuperação continuam

Defesa Civil instala novas comportas na barragem de Ituporanga e obras de recuperação continuam