Decisão sobre lockdown em SC será discutida hoje por técnicos da Saúde

Decisão sobre lockdown em SC será discutida hoje por técnicos da Saúde


A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) nesta quarta-feira (17), data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14h e ocorre no formato virtual. 

A decisão proferida pelo juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis na última segunda-feira (15), determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. 

A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira (16) contra a decisão da Justiça, conforme publicou o colunista Ânderson Silva. O órgão sustenta que a sentença “causa grave lesão à ordem administrativa” ao colocar sobre o Coes a responsabilidade das definições de fechamento. 

Se a Justiça negar o pedido do Estado, os integrantes do Coes, que até então eram responsáveis apenas por recomendar portarias e decisões, terão que definir as regras que vão nortear a abertura ou o fechamento das atividades por, pelo menos, duas semanas. Se o recurso não for julgado até esta quarta, a decisão também cabe ao Coes.

Grupos de notícias no WhatsApp ou Instagram

O que é o Coes?

O Coes foi estruturado em março de 2020, quando surgiram os primeiros casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em SC. O objetivo do grupo, ao ser criado, era de monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado, propor portarias, regramentos sanitários e soluções de combate à pandemia.

Outro aspecto que também cabe ao Coes é mapear as áreas de risco e elaborar planos de preparação e resposta ao coronavírus em Santa Catarina. O grupo é um dos responsáveis pela atualização semanal do mapa de risco, que mostra a situação da pandemia em cada região de SC.

O Coes tem caráter consultivo e deliberativo. Segundo a SES, o grupo faz a análise de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores. A definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde também é baseada no trabalho do grupo.

Desde sua instituição, o Coes teve três coordenadores: o ex-secretário estadual de Saúde Helton Zeferino; André Motta Ribeiro, enquanto adjunto e depois como titular da pasta; e, atualmente, o secretário adjunto Alexandre Lencina Fagundes.

Reunião entre governadores do Sul do país

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL) se reúne na tarde desta quarta-feira com os gestores do Rio Grande do Sul e do Paraná para tratar de possíveis medidas conjuntas contra a Covid-19 e a compra de vacinas contra o vírus. Também está na pauta a definição de uma estratégia conjunta para apoio econômico durante a pandemia.

Por Diário Catarinense/NSC TOTAL



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

Festival de canção e dança gospel será realizado em Taió

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios

Mês das Mães premiado da Viacredi Alto Vale, concorra a um show de prêmios