Prefeito de Ibirama deve continuar afastado da prefeitura até o julgamento

Prefeito de Ibirama deve continuar afastado da prefeitura até o julgamento


Em decisão unânime da 5ª Câmara Criminal do TJSC, o Prefeito de Ibirama Adriano Poffo, deve continuar afastado das funções no Executivo de Ibirama. O prefeito de Ibirama havia sido afastado por 180 dias em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), no dia 5 de outubro. Poffo, que foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC no dia 27 de abril, responde em liberdade desde de outubro do ano passado, tendo que cumprir medidas cautelares, incluindo o afastamento do cargo público.

Confira a decisão:

A 5ª Câmara Criminal decidiu, por unanimidade, deferir o requerimento do ministério público do estado de Santa Catarina e, consequentemente, ampliar o afastamento da função pública de prefeito de Ibirama de Adriano Poffo até o julgamento de mérito da ação penal, nos termos do artigo 319, inciso VI, do código de processo penal.

Julgamento aconteceu nesta manhã

Nesta quinta-feira, dia 04, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a 5ª Câmara Criminal do TJSC, julgou,  se  o  prefeito de Ibirama,  Adriano Poffo, que havia sido preso  preventivamente na Operação Mensageiro,   deveria voltar ao cargo de prefeito ou não.

O prefeito de Ibirama havia sido afastado por 180 dias em decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), no dia 5 de outubro. Poffo, que foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC no dia 27 de abril, responde em liberdade desde de outubro do ano passado, tendo que cumprir medidas cautelares, incluindo o afastamento do cargo público.

Conforme nota da defesa, enviada para o JVN nesta quinta-feira, assinada pelo advogado Bernardo Fenelon, “inexistem elementos que autorizariam a renovação da medida” de afastamento.

Confira a nota:

O afastamento inicialmente determinado se encerra hoje (4.4.2024) e, no caso concreto, inexistem elementos que autorizariam a renovação desta medida pelo TJSC. Por este motivo, acreditamos que o Prefeito Adriano Poffo será reestabelecido no cargo, em respeito à população de Ibirama/SC que o elegeu democraticamente com 76% dos votos.

Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.  Entre outras coisas, ela apura um esquema de pagamento de propina a agentes políticos em troca de vantagens indevidas a então empresa de coleta de lixo a Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, firmados com prefeituras.

Em Ibirama, as investigações apuram suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além de Poffo, o então secretário de Administração, Fábio Fusinato, também havia sido preso e também responde em liberdade. Ainda no Vale Norte, a Operação Mensageiro prendeu ex-superintendente do Saate.

 

Fonte: Rede Vale Norte de Comunicação



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 17/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 17/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 16/05/2024

NOTÍCIAS DO DIA – 16/05/2024

A Nandys Pet Banho e Tosa de Taió agora está atendendo em novo endereço

A Nandys Pet Banho e Tosa de Taió agora está atendendo em novo endereço