Vale do Itajaí está com 100% de ocupação dos leitos de UTI Adulto

Vale do Itajaí está com 100% de ocupação dos leitos de UTI Adulto


A taxa de ocupação de leitos para adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegou a 100% no Vale do Itajaí, na Foz do Rio Itajaí e no Grande Oeste de Santa Catarina. Os dados são do painel de leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Estado divulgados nesta segunda-feira (1).

Veja a situação de leitos de UTI adulto

Conforme os dados do painel, atualizado às 11h desta segunda-feira (1º), o Vale do Itajaí tem 160 leitos ativos, com 100% de ocupação para adultos. Enquanto a região da Foz do Rio Itajaí está sem vagas de leitos neonatais e adultos nas UTI’s.

Além disso, as demais localidades registraram cerca de 90% de ocupação neonatal nas UTI’s. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os hospitais de grande porte que atendem pelo SUS são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso a todas as especialidades médicas.

“É comum que as Unidades de Terapia Intensiva tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nesses hospitais. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo. o aumento pela demanda de leitos está relacionado ao crescimento de casos de doenças infecciosas virais”, afirmou a Secretaria de Estado da Saúde.

Saiba a porcentagem da ocupação das UTI’s Neonatais

A região do Grande Oeste está sem novas vagas de leitos neonatais e pediátricos na UTI. Já no Meio Oeste e Serra catarinense, há apenas um leito disponível.

Veja a porcentagem da ocupação dos leitos pediátricos em cada região

Segundo a plataforma de dados, na região do Grande Oeste, a taxa de ocupação também chegou a 100% nos leitos pediátricos, sem leitos disponíveis.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que nesta segunda-feira (1º) o Painel de Leitos de UTI indica que há, no Estado, 111 leitos de UTI disponíveis, sendo 52 adultos, 30 neonatal e 29 pediátricos, porém, esses números estão sujeitos a variações constantes.

Veja a nota na íntegra

“O Governo do Estado, junta à Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem investido de forma permanente na saúde, um trabalho que vem ocorrendo desde o início da gestão. Somente no ano passado foram abertos 150 leitos de UTI. Destes, 41 pediátricos, 53 neonatais e 52 adultos. O objetivo é chegar aos 170, garantindo o atendimento pleno aos pacientes graves. Os leitos estão distribuídos em diversas regiões, garantindo acesso amplo aos serviços de saúde.

Ressalta-se que nesta segunda-feira, 01 de abril, o Painel de Leitos de UTI indica que há, no Estado, 111 leitos de UTI disponíveis, sendo 52 adultos, 30 neonatal e 29 pediátricos. Vale ressaltar que esses números estão sujeitos a variações constantes. Os pacientes internados possuem diferentes patologias, além disso são oriundos principalmente da porta de urgência e emergência, da traumatologia e da cardiologia.

No ano de 2023, foram abertos, pelo Governo do Estado no região do Vale do Itajaí, 2 leitos neonatais no Hospital Santa Catarina e 10 neonatais no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, além de 21 leitos pediátricos, 10 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Imigrantes, e outros 6 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Azambuja, em Brusque.

Além disso, o sistema hospitalar público de Santa Catarina funciona em rede. Quando não há vaga em um hospital, busca-se leito, via Regulação, em outros hospitais, primeiro na região e depois fora dela.

Os hospitais de grande porte que atendem pelo SUS são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso porta aberta a todas as especialidades médicas. Consequentemente, é comum que as Unidades de Terapia Intensiva tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nesses hospitais. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo”.

*Escrito sob supervisão de Giovanna Pacheco.

 

Fonte: SCC10



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Agricultores pedem o fim da restrição de máquinas agrícolas nas rodovias

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 16/05/2024