9ª Conferência Estadual de Saúde discute o futuro do SUS no estado

9ª Conferência Estadual de Saúde discute o futuro do SUS no estado


Com o tema “Amanhã vai ser outro dia! SUS”, teve início nesta terça-feira, 30, e vai até o dia 1º de junho, a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Cerca de 500 pessoas de todas as regiões do estado se reuniram no Hotel Canasvieiras Internacional, em Florianópolis, para discutir o futuro da Saúde pública em Santa Catarina. O espaço é um fórum de debate que reúne diversos segmentos da sociedade. O objetivo é avaliar a situação de cada município e, assim, propor diretrizes para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população.

O encontro é preparatório e elegerá a delegação estadual que deverá participar da etapa nacional, em julho. Entre as conferências municipais, macrorregionais e estadual, aproximadamente 22 mil pessoas já estiveram reunidas visando debater o fortalecimento do SUS.

A secretária Carmen Zanotto também prestigiou o evento que reuniu usuários do sistema público, autoridades municipais, estaduais, federais, gestores e profissionais da saúde com a finalidade de definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços.

Em sua fala, Carmen destacou os desafios da saúde pública catarinense. “Ao longo destes 35 anos, avançamos muito com o SUS, mas precisamos avançar muito mais. Aumentar a cobertura vacinal, ampliar a atenção básica, fortalecer a assistência à saúde da mulher, da criança, do idoso e das pessoas com deficiência. Além de diminuir a fila de espera por procedimentos eletivos”, ressalta.

Para o deputado estadual Neodi Saretta, presidente da comissão de saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o debate sobre o funcionamento do SUS em SC é de extrema importância. “Temos que reforçar esses momentos juntos na conferência e lutar como num todo sobre o financiamento da saúde, para que tenhamos um sistema forte e inclusivo para todos”, destaca.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Agostinho Luiz Schiochetti, reforçou a relevância da conferência. “Foram tiradas várias propostas em todas as macro conferências que foram encaminhadas à esta Conferência Estadual, e que agora serão analisadas nos grupos de trabalhos. Depois disso deverão ser elencadas as principais e levadas a nível nacional”, explica.

Além da gestora, participaram o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Agostinho Luiz Schiochetti, o promotor de justiça, Douglas Martins, o superintendente estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina,  Sylvio da Costa Júnior,  a deputada federal Ana Paula Lima e os deputados estaduais Neodi Saretta, Vicente Caropreso, Marquito Marcos José Abreu e Lucas Neves.

 

Josiane Ribeiro – Assessoria de Comunicação



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

AO VIVO: 2ª COPA TAIÓ DE FUTSAL | FASE DE GRUPOS | ABERTURA

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Após quase 10 anos, Alto Vale terá novamente um deputado do PT na Alesc

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350

Jerry Comper fala sobre paralisação dos serviços de elevação da pista na SC-350