27 empresas têm interesse em elaborar projetos de nova duplicação da BR-470

27 empresas têm interesse em elaborar projetos de nova duplicação da BR-470
Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total, BD


Vinte e sete empresas manifestaram interesse em elaborar os projetos de engenharia para a duplicação de um trecho de cerca de 230 quilômetros da BR-470 entre Indaial e Campos Novos. As propostas foram recebidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta quinta-feira (7) depois de a licitação ter sido adiada por mais de uma vez.

Houve interessados para todos os oito lotes do pacote (veja a lista abaixo). Algumas empresas apresentaram ofertas para mais de um trecho, mas pelas regras do edital cada concorrente só pode ficar com dois. As ofertas somaram R$ 28,5 milhões, praticamente a metade do orçamento máximo estimado pelo DNIT.

A partir de agora o órgão vai analisar a documentação apresentada e verificar a qualificação técnica das interessadas para a execução do serviço, que deve levar de 540 a 720 dias, de acordo com as características dos lotes. As empresas que forem homologadas disputam depois pelo critério de preço apresentado. Vence quem se dispor a fazer o trabalho pelo menor valor.

Os projetos de engenharia incluem, além da duplicação, restauração e adequação da capacidade da rodovia neste novo trecho. Ao longo dos quase 230 quilômetros, estão previstos 75 pontos com obras de arte especiais, como pontes, viadutos e passarelas.

Além disso, segundo o DNIT, também estão sendo avaliados túneis na região de Ibirama e contornos nas passagens urbanas de Apiúna, Ascurra e Pouso Redondo, além de mudança de traçado em alguns pontos e 60 quilômetros de marginais. Essas soluções, diz o órgão, são prospecções iniciais e serão confirmadas ou alteradas na elaboração dos projetos.

Com os projetos concluídos, o órgão lançará outra licitação, aí para a execução da obra em si. Não há prazo para isso acontecer.

Veja a divisão por lotes

  • Lote 1 – de Indaial a Apiúna
  • Lote 2 – de Apiúna a Lontras
  • Lote 3 – de Lontras a Agronômica
  • Lote 4 – de Agronômica a Pouso Redondo
  • Lote 5 – de Pouso Redondo a Ponte Alta
  • Lote 6 – de Ponte Alta a São Cristóvão do Sul
  • Lote 7 – de São Cristóvão do Sul a Curitibanos
  • Lote 8 – de Curitibanos a Campos Novos

Fonte: NSC Total



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Santa Catarina atingiu a marca de 22 prefeitos presos por suspeita de corrupção

Santa Catarina atingiu a marca de 22 prefeitos presos por suspeita de corrupção

Taió e região vivenciaram momentos especiais para o desenvolvimento do Turismo

Taió e região vivenciaram momentos especiais para o desenvolvimento do Turismo

BOM DIA ALTO VALE – 03/05/2024

BOM DIA ALTO VALE – 03/05/2024